sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A Verdade Nua e Crua

Afinal, o que é certo? Se você tem uma resposta pronta pra essa pergunta é bom pensar um pouco mais sobre o assunto. Durante toda minha vida fui ensinado a falar a verdade, somente a verdade e nada mais que a verdade. Pena que na prática não seja bem assim.

Tente falar o que realmente pensa durante um dia inteiro e entenderá o que eu digo. Parece que a mentira, a hipocrisia, a falsidade são essenciais pro ser humano viver em sociedade e pra que esta funcione bem. Esses atributos aparentam ser muito mais intrínsecos ao homem do que a verdade. Me lembro do quadro “Super Sincero”, do Fantástico, com o ator Luis Fernando Guimarães onde essa necessidade da mentira ficava evidente, afinal o protagonista, que não mente, coleciona confusões e problemas graças à sua honestidade.

A verdade machuca, fere, revela e desperta. Talvez seja essa a razão da sua antipatia. As pessoas preferem se alienar em um mundo próprio a tentar entender os “comos” e “porquês” do mundo. Também, não é pra menos, as pessoas que tentam fazer isso normalmente são mais infelizes do que as que se fecham em uma bolha. Bom, (in)felizmente eu sou um sofredor nato.

Não me contento com o mundo ao meu redor e estou acostumado a nadar contra maré. Sempre preferi ser o errado, o esquerdo. Quem sabe no fim das contas não seja eu o certo dessa história.

3 comentários:

  1. A verdade é aquilo que ninguém quer falar, que ninguém tem coragem de realizar.
    A verdade é aquilo que sai da boca do seu amigo bêbado, das conversas no meio da noite, das confissões desesperadas, dos momentos de estupor de raiva e medo.
    Mas a verdade pode ser sua
    nua e crua
    ela está com você, sempre esteve.
    Basta ter coragem para reconhecê-la.

    ResponderExcluir
  2. Platão já dizia que para viver em harmonia, todos dentro de uma sociedade devem utilizar da razão para mover seus atos. O racional deve dominar o passional e o concupscível (mas este último não entrará nesta história). Muitas vezes a inocente criança sente que quer dizer a verdade, mas esta mesma descobre que muitas vezes deve controlar seus puros sentimentos e utilizar da mentira, pois a mentira não prejudicará o emissor da fala.
    Maquiavel dizia que o homem nasce com uma tendência ao egoísmo, o que pode até justificar o uso da mentira também. O velho Nicolau dizia também que o homem tendia ao mal, logo, aproveitaria da mentira para se auto-satisfazer, e/ou se safar dos tais problemas trazidos pela verdade.
    O Sr. Allan diz que sempre foi ensinado a falar apenas a verdade, mas será que não aprendeu sozinho o que é a mentira e como se utilizar dela? Assim como muitos, certamente teve que aprender a usá-la, por mais puro e ingênuo fosse na juventude, que aliás, atualmente não é tão ingênua como pensamos os mais vividos.
    Muitos de nossos veteranos da vida dizem que verdade e mentira são conceitos incertos e em muitos casos possuem certa instabilidade. "Uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade, e a antiga verdade, oposta a antiga mentira, torna-se a nova mentira".
    Muito do que consideramos verdade é uma antiga mentira, tão frequente em nossas vidas diárias que se nos é apresentado a antiga verdade duvidamos desta, e o mais interessante é que às vezes possuimos argumentos para tornar a mentira em verdade.
    A mentira se torna algo trivial em nossas vidas de tal modo, que se a trocarmos pela verdade a vida se tornaria uma novela, de drama à comédia.
    " Sim, eu assassinei a moça após estuprá-la pois briguei com minha mulher depois de voltar bêbado para casa e bater em meus dois filhos que pareciam não ter preocupações enquanto eu sofria"
    " O que você está vendo?" " Estou olhando aquela mulher, amor. Olha que beleza!"
    E agora para pular do muro:
    A Verdade é o melhor meio de comunicação, mesmo que muitas vezes precise de um empurrãozinho para ser liberado (como diz Minia).
    A mentira é uma ferramenta para se utilizar, muitas vezes se apresenta como uma roleta em que você puxa a alavanca e não sabe o que acontecerá. A melhor e pior ferramenta da vida, que deve ser utilizada.

    ResponderExcluir
  3. parabéns cara! muito bom o blog! (ah não pode, né? heiuehe) E você está absolutamente certo quanto aos questionamentos no seu contexto... eu vejo gente da nossa idade viver de uma forma tão alienada! sem passar nenhuma inquietação sobre nenhum mistério da vida na mente, sem repensar e refletir sobre nada... só vivem em função dos prazeres do presente... eu achei seu perfil do orkut num tópico da ufpr-vestibular, parabéns! estou torcendo para você passar na segunda tbm!

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)