segunda-feira, 14 de setembro de 2009

E o Biodiesel, "Companheiro"?

Pois é. Há uns 2 anos atrás só se falava nessa grande revolução nas energias renováveis. Hoje em dia, ninguém nem se lembra mais do assunto. A menina dos olhos do governo no momento é esse tal de Pré-sal. Pra quem não sabe, esse é o nome dado às reservas petrolíferas descobertas abaixo de uma profunda camada de sal no mar, tão profunda que até o momento a sua exploração era impossível. Pois bem, a Petrobrás conseguiu...

É fato que a descoberta dessa mega reserva é ótima pro nosso país. Se estou certo existe até a possibilidade de exportamos esse líquido num futuro não tão distante. Mas e o meio-ambiente? Como fica? Se por um lado esse petróleo – que é mais concentrado que o comum – produz mais energia com menos gastos, devido à alta concentração do carbono, ele acaba poluindo mais a atmosfera. E todo aquele papo ambientalista da campanha do biodiesel vai por água – ou seria sal? – abaixo.

Todo esse alvoroço não dando em nada me lembrou a campanha Pró-Álcool dos anos 70. A mesma história: ecologia, matéria prima abundante, preço baixo, independência dos países petrolíferos, fracasso. O pró-Álcool até entende-se o porquê de não ter dado certo. Depois da crise do petróleo dos anos 70, era mais barato importar o óleo negro dos outros países do que produzir o nosso próprio etanol, mas o biodiesel não deu certo porque era simplesmente uma campanha política! O Brasil só procurou outras fontes de energia porque era conveniente, a partir do momento que encontramos petróleo em território nacional esquecemos por completo o papo de preservação ambiental.

Essa incoerência demonstra uma clara hipocrisia – ou versatilidade, se preferir – do nosso governo. Não que eu seja militante do Greenpeace, mas acho que honestidade é imprescindível. Petróleo é ótimo, todo mundo quer, todo mundo precisa. Plástico, borracha, gasolina, gás natural, tudo vem dele. Mas e o nosso planeta, como fica? Só porque os países desenvolvidos poluem horrores isso não nos dá motivo pra seguir o mau exemplo. Petróleo sim, exportação sim, mas nunca abandonar as pesquisas nos biocombustíveis. Afinal, petróleo é bom, mas uma hora acaba. E com ele, vamos todos nós junto.

2 comentários:

  1. De pró-Alcool a Biodiesel, continuamos com o bom e velho ouro negro... E todo mundo sai ganhando, exceto o meio ambiente, é claro.

    Gosto muito dos seus textos, "companheiro", você tem muito talento nessa área. Parabéns e continue assim.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Bom, Guilherme, muito obrigado pelos elogios! Nós aqui do Sempremdm semrpe fazemos o nosso melhor! Valeu pelo apoio! haha

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)