sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Sina de Pensar

“Pena não ser burro, não sofreria tanto”, já dizia o Maluco Beleza. Enquanto eu pensava com meus botões, percebi que justamente essa ação seja talvez o maior erro da humanidade: pensar. Calma, não sou eu quem vai promover a ignorância por aí. Pelo contrário, sempre fui um entusiasta do pensamento crítico. Mas justamente esse pensamento crítico me faz refletir: Será que vale a pena pensar?

De acordo com o Gênesis, o maior pecado da humanidade foi provar do fruto proibido. Uns mais ingênuos associam o fruto ao sexo, o que não faz sentido já que a própria bíblia faz menção explícita à reprodução – e a reprodução por meiose que não ia ser. Eu sou mais adepto de pensar que o maldito fruto é o conhecimento. O conhecimento aproxima o homem de Deus. Permite ao homem criar, destruir, julgar. Coisas que só um deus tem jurisdição pra fazer. Hoje, nós pensamos, pagamos o pato do pecado original. Talvez esse pato não seja só “viver do próprio suor”, mas também, conviver com nossas próprias conjecturas.

A sabedoria popular já nos ensina que “de pensar morreu o burro”. Pensar traz tristeza. Desperta mentes para o mundo. A madame que vive de boutique, quando vê o menino de rua se contorcer de fome se comove, pensa nas coisas ruins, abre sua mente pra realidade. Por outro lado não é raro ver um pensador triste, introspectivo, refletindo. Talvez pensar seja justamente a maior sina da humanidade.

Diversas doenças são causadas pelo fato de “pensar” demais. Depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico, esquizofrenia, insônia. Doenças que só não agem quando o paciente está justamente distraído, não pensando.

Bem, pensando bem, pensar que pensar demais é “a maior sina da humanidade” talvez seja justamente pensar demais.

5 comentários:

  1. Sinceramente não tenho a resposta pra essa pergunta. Para mim, pensar é um mal necessário.

    ResponderExcluir
  2. Diria que tais doenças (depressão, síndrome do pânico, bipolaridade) não são causadas exatamente (e somente) por pensar demais, e sim por pensar demais e cair na obsessão. Pensar errado e demais. ;)
    Aí a tristeza corrói as horas, sem piedade alguma.
    Pensar é bom, mas pensar demais pode ser perigoso...

    ResponderExcluir
  3. Complementando a Flavia aí de cima, só diria que pensar demais é uma coisa tão relativa que eu acho muito difícil encontrar o equilíbrio.
    Só que eu, vide resto dos meus posts, acho que penso demais a ponto de não me aguentar mais e ter que procurar uma válvula de escape (lê-se postar no Blog).

    ResponderExcluir
  4. Creio que pensar não seja o problema em si, mas sim a maneira, que é influenciado totalmente por tudo que está ao nosso redor. Seja nosso pensamento um simples plano de almoço, um passeio ao parque, uma reflexão sobre qualquer outra coisa. A questão está na dificuldade em superar o raciocínio já estruturado, aquilo já pensado, já imposto, aquilo que é, sem sabermos, a base imposta e implícita do nosso raciocínio... O raciocínio que hoje convivemos, contrariando muitos, é limitado, pois o modo como pensamos foi imposto, a dificuldade em aceitar o diferente, se pensassemos de maneira única, sem teoria, sem conceitos já formados. Quem sabe conseguiríamos um pouco de alegria, se tivessemos uma maneira única de pensar, quando olharmos algo e antes analisarmos o nosso conceito, puro, consciente e sem influências...
    Essa é a verdadeira busca do conhecimento, aprimorar-se a tal ponto que supere a estrutura formal do pensamento... Essa é minha incessante busca, entretanto, já negar toda a estrutura formal de pensamento foi buscada por tantas e tantas pessoas, esse não é um projeto original... A minha tristeza parte do tentar buscar o novo, muito difícil de se encontrar... Vangloriamos tanto as teorias fundamentadas enquanto somos nós os únicos que podem trazer o novo, o diferente e acabar com esse marasmo.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, em partes. Acho que pensar, assim como todo o resto, faz mal quando em excesso. Infelizmente não podemos nos dar ao luxo de desistir de pensar. Afinal, se fizermos isso o que estaremos condenados a nos tornar?

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)