sábado, 19 de setembro de 2009

Julgamento Moral: Quase Irresistível

Certa vez fizeram uma pesquisa que perguntava para as mulheres motoristas: Você acredita que a solução para o furto praticado por menores nos sinaleiros é punição ou educação? 80% responderam que seria a punição a melhor solução. O problema é que o local da pesquisa era próximo de um shopping que havia em seus arredores diversas crianças carentes pedindo esmolas em sinaleiros, assim como uma tradição daquele local ser muito perigoso.

Certa vez fizeram uma pesquisa que perguntava para as mães que caminhavam no shopping a seguinte questão: “Se seu filho roubasse um jogo de videogame em uma das lojas desse shopping, a melhor solução seria punição ou educação?” 99,8% das mães responderam que a educação seria a melhor solução.

É tão mais fácil se excluir da parcela de culpa que todos nós temos nessa sociedade desigual e enxotar os injustiçados para a FEBEM, para o presídio. Mulher humilde que rouba um talher do restaurante que trabalha é vagabunda, madame que rouba um talher do jantar de gala da empresa que seu marido trabalha é cleptomaníaca.

O intuito desse desabafo não é culpar qualquer pessoa por um roubo simples, roubou, esteja preso, ou desprezar a cleptomania como doença. O intuito é rever nossos conceitos que utilizamos diariamente para julgar tudo ao nosso redor. Juramos que esses conceitos são escolhidos e determinados por nós mesmos, infelizmente, não é. Quem somos nós afinal? Meia dúzia de estilistas determinam o que usaremos no próximo verão (cós alto, cós baixo, preto, marrom, azul, terno, blazer, veludo, pelica, malha tigrada), uma comissão de televisão escolhe o que devemos saber de notícia (seria muita ingenuidade pensar que eles publicariam todo tipo de notícia que recebem), será que somos um rebanho, manipulado totalmente?

Como sou jovem e ainda não me consenti, ainda acredito no único pivô dessa mudança: a educação. Eu acredito, ainda acredito, no julgamento moral e preconceituoso dando lugar a um raciocínio consciente e humanitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)