terça-feira, 8 de setembro de 2009

"-... E o que fazemos agora? - Esperamos."

Inaugurando uma nova seção aqui do nosso Blog, vou indicar um livro que, apesar de sua rápida leitura, é de extrema profundidade.

"Esperando por Godot" - Samuel Beckett

"Esperando por Godot" ("En attendant Godot" / "Waiting for Godot") é uma peça escrita pelo irlandês Samuel Beckett no ano de 1948. Publicada primeiramente em francês (em 1952), Beckett se encarregou de traduzi-la para o inglês (1955). A peça mostra a espera de dois desocupados (quem sabe, mendigos) Vladimir e Estragon, por um tal de senhor Godot, na companhia de apenas uma árvore desfolhada num descampado enorme e vazio. Em dois atos que passam num átimo graças ao diálogo extremamente monossilábico entre "Didi" e "Gogô", o tempo que estes passam aguardando o terceiro parece despertar algo agonizante. Os dois atos se assemelham na estrutura, com a aparição no meio de cada um de Pozzo e Lucky, duas personagens excêntricas, e, no fim, com um garoto entrando em cena.

A extrema falta do que fazer enquanto aguardam por Godot faz com que Didi e Gogô experimentem diversos momentos únicos, sendo esses às vezes engraçados, cômicos ou até trágicos e tristes. Beckett toca sutilmente em diversos assuntos de profundidade filosófica ao mesmo tempo que faz as personagens sofrerem de um tédio que os leva a cogitar o enforcamento (que descartam, pois seria perigoso de só um dos dois conseguir levar a cabo o plano).

Vale bastante a pena a leitura. Para quem entende inglês, a peça está na internet: aqui, o primeiro ato e o segundo.

Um comentário:

  1. Ahhh quem dera eu tivesse tempo de ler mais literatura. Tive uma semaninha de aulas pra ler Kafka e voltar aos livros técnicos. Prometo que baixo quando tiver um tempinho livre.

    Mas me parece algo bastante cotidiano e ao mesmo tempo interessante. Adoro papear filosoficamente durante esperas incômodas.

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)