segunda-feira, 8 de março de 2010

Filosofia por Necessidade

Como no texto "Humildes Meditações", no qual critico a falta de ouvintes e a desvalorização do filósofo, venho aqui expressar outra indignação relacionada a esses assuntos: o pouco caso com a disciplina de Filosofia e seu ensino nas escolas de nosso país.

Curso engenharia na UTFPR, porém, por diversão e por gosto, resolvi cursar uma cadeira na minha grade que seria uma matéria optativa, Filosofia da Ciência e da Tecnologia. Resumindo a ementa, estudaremos a origem e os tipos de conhecimento gerados pelo homem e suas conseqüências, principalmente do conhecimento científico. Tivemos sorte pelo professor ser um filósofo real (finalmente!) com experiência no ensino da matéria.

Enfim, entramos numa discussão na primeira aula que abordava as experiências anteriores que tivemos com a filosofia. Logo percebi que eu era uma das exceções. A grande maioria da sala (uns 35, 40 alunos da área da tecnologia) tinha trauma, até desgosto pela disciplina. Posso dizer que meu primeiro contato também não foi dos melhores. Porém, o simples fato de ter sido introduzido no assunto fim do ensino fundamental e no início do médio, foi o suficiente para atiçar minha curiosidade e, conseqüentemente, meu gosto.

O professor, então, disse que a matéria havia sido abolida das escolas durante a Ditadura, só voltando nos anos 90. Porém, esse hiato não foi apenas no ensino e formação de novos cidadãos, mas também na formação de profissionais de ensino da área. Daí tiramos que a probabilidade de, nos anos 90 e até a pouco tempo atrás, se ter um professor de Filosofia mal preparado era alta. Inclusive, em muitas instituições, por falta de professores da área, quem ministrava essa disciplina era um teólogo ou um professor de história.

Gostaria de deixar no ar o seguinte pensamento: precisamos difundir mais os usos da filosofia se queremos ser um país melhor. Por quê? Poucas pessoas se interessam a nível profissional pelo assunto, daí tiramos escassez de educadores da área. Com isso, poucas pessoas são educadas com um básico da disciplina. O que tiramos disso? Poucos questionadores por natureza, poucos desconfiadores. Pois se tem uma coisa que aprendemos na filosofia é que o mundo cresce não com respostas, mas com questionamentos. E um país conformado com as respostas não vai pra frente.

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