domingo, 28 de março de 2010

O que uma Louis Vuitton Tem a Ver com a Igreja Medieval:

Post embasado numa aula de Artes do Direito com o professor José Garcez Ghirardi.

Qual o verdadeiro valor de uma bolsa Louis Vuitton? O custo de produção, o material, etc. Não chega, certamente, a 10% do valor que é vendida. Mas, senhores, por que vende tanto? Por que aquilo é um objeto que causa um desejo e identificação profunda.
Não é a Louis Vuitton que força as pessoas comprarem, são as pessoas que encontraram, naquele objeto, algo de diferenciação social e pagam um valor maior do que ela realmente é.

A Igreja simbolizava uma crença, num ponto inicial, as pessoas encontravam um valor nela. Tinha padre safado, tinha, tem bolsa falsa, tem. Mas o valor é verdadeiro, a essência. Tudo aquilo trazia explicações, era a Ordem que fazia o mundo ter sentido.

A Igreja logo deteve poder abosluto, tornou-se autoritária pois acabaram com suas mordomias, passou a época, seus abusos tornaram mais relevantes que sua identificação à figura Divina. A tradução da Bíblia selou o rompimento desse antigo prevalecimento. Assim, acabou-se aquele valor para muitos, cansados dos abusos, das hipocrisias. Mas que a Igreja mexeu com a cabeça do indivíduo, deu umstatus social para aqueles que contribuíam, sem dúvida.

A chave para cada símbolo que o ser humano identifica-se está no valor que a mente de todos atribuem. Hoje, uma bolsa Louis Vuitton, uma Ferrari, um Rolex, uma caneta Mont Blanc, tudo isso significa um símbolo de poder. Não é pela objeto, mas pelo algo a mais. Na era Medieval, não era ir à missa, pagar o dízimo, não era o documento de entrada ao céu, as indulgências. Era algo a mais, era o que estava na mente de cada um. Nossa mente, mesmo sendo abstrata impactua em coisas concretas da realidade. É o poder da mente nos pedaços de papel, aço, couro, e por aí vai...

Um comentário:

  1. Pê, interessante... O negócio é rezar e depois comprar a bolsa...rs... Bjs!

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)