segunda-feira, 15 de março de 2010

Filme-Sátira

"Trovão Tropical" - Ben Stiller

"Tropic Thunder", de 2008, é uma comédia pesada. Pesada no sentido de ser carregadíssima de referências e piadas ácidas. Pesada, também, na abordagem de certos aspectos que são notavelmente ridículos e absurdos da indústria do cinema.

O filme é sobre a filmagem de um filme sobre guerra, no Vietnã, que acaba saindo dos trilhos por uma série de fatores. Um diretor inexperiente somado a um elenco de super-estrelas mimadas, um maluco mentiroso e um piromaníaco é a fórmula do desastre.

Da história, conto só isso. Mas vale bastante a pena acompanhar tudo, não só pelas reviravoltas e atitudes inesperadas de cada um dos personagens, mas também pelo elenco (real) absurdo. Tom Cruise e Robert Downey Jr. estão irreconhecíveis, com maquiagens extremamente bem feitas, apesar de caricatas. Ben Stiller, Jack Black, Matthew McConaughey, entre outras muitas aparições são as estrelas que se sujeitaram a esse filme.

As falas engraçadas, coordenadas, críticas também são um ponto forte. Jargões militares, que sempre vemos em filmes de guerras, especialmente aqueles especificamente da guerra do Vietnã, vistos em filmes como "Full Metal Jacket", são utilizados de maneira esperta e satírica. Referências à cultura cinematográfica hollywoodianas são usadas em sacadas ótimas e piadas ácidas na cara dura.

Enfim, vale a pena pelo história totalmente fora do comum, pelas cenas de efeitos especiais de guerra usados nas horas erradas e pelo humor bruto e, muitas vezes, de se rir alto.

2 comentários:

  1. É ridículo, mas eu gostei!!
    Hahahah e também, os traillers antes do filme, pra mostrar o que os atores faziam antes de estrelar naquele filme fictício são muito bem bolados, além dessa sacada genial.
    Mas já vou dizendo, o tempo gasto com o filme não é la muito dignificante, é mais para matar o tempo, se distriair e dar umas boas risadas.

    ResponderExcluir
  2. Filmão, bicho...

    Foi muito bom ver atores que fazem filmes com uma trama densa atuarem num filme tão pastelão...

    O que é o Tom Cruise careca, pançudo e peludo?


    O ator Tom Cruise no papel do filme (bizarro) é, em comparação, o elenco com a trama.

    Boa indicação,

    Abraço,


    Pedro Felipe

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)