quarta-feira, 24 de março de 2010

Tudo Começou Com Uma Mordidinha...

Ser humilde não é fácil, todo mundo sabe. Mas a humildade não brota só da falta de ações narcisistas e manifestações egoístas. Na verdade, pode ser algo muito mais abrangente. Estou falando de não dizer: "vou ficar em casa porque essa aula de biologia é fácil, já sei tudo" ou "fiz meu TCC (trabalho de conclusão de curso) sobre esse tema, por que cargas d'água eu iria àquela palestra?!" e principalmente " ele tem menos da metade da minha idade, o que esse pirralho sabe que eu não sei?".Ser humilde é ouvir o mais ignorante no assunto e admitir que alguma coisinha que ele falou voce não sabia, e não sabia porque o conhecimento nunca é absorvido da mesma forma e, consequentemente, não construído da mesma forma por todos.

Além disso, humildade implica naquela visão anterior a lógica moderna utilitarista. Sim, Direito Romano não é mais aplicado hoje em dia, mas ele tem importância, nem que seja a de ocupar um pedaço da sua memória e contribuir para que o seu raciocínio se torne mais elaborado e sua mente mais cultivada. A mesma coisa pra matemática, química orgânica, os macetes pra passar daquela maldita fase da estrela do Mário World, filosofia...

E claro, o conhecimento nunca basta em si. Não conheço uma matéria que não necessite de outra. Nosso universo em si já é multidisciplinar, veja só, a astrologia precisa da física, e a física da matemática, e a matemática da própria habilidade de reconhecer números que, por sua vez, precisa da visão, que precisa das sinapses entre os neurônios para que o feixe de luz refletido pelo papel seja lido como comprimento de onda e sua freqüência, para que então no cérebro a imagem seja invertida e lida.

É fato. Até o fruto proibido proporcionava o conhecimento do bem e do mal. Aquilo que é fechado em si é completamente interno, neurótico e anti-crítico. Para construirmos uma opinião bem fundada, um argumento bem embasado, uma linha de raciocínio respeitável precisamos uns dos outros, de seus conhecimentos e de suas matérias. Afinal, "a felicidade só é real se compartilhada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)