quinta-feira, 11 de março de 2010

Um Bom Dia

- Um risóli de queijo e presunto e um café preto.
- Café pequeno, médio ou grande?
- Vê um médio, por favor.

Sete e meia da manhã, ao lado do terminal do Guadalupe, coração de Curitiba. Sol começou a despontar por detrás das insistentes nuvens curitibanas. Altivas, elas. O calor me força a tirar minha camisa xadrez de flanela. O clima abafado ainda se soma com a fumaça preta dos ônibus metropolitanos que chegam quase todo instante. Essa hora o terminal está quase que lotado. Mas há horários piores.

- Senhor?
- Opa!
- Taí o café.
- Ah, valeu.

Distraído. Desse jeito perco a hora. Tomar esse café logo que os compromissos são meio que inadiáveis. Ketchup. Ah, droga. É daqueles mequetrefes, mais finos que água de filtro. Fazer o quê. É ketchup do mesmo jeito.

- Tem açúcar? Obrigado.

Açúcar empelotado. Lembra aula de materiais: torrões de argila na areia. Só que lá é tudo menos doce. Aliás, nesse ambiente é tudo meio que salgado, bruto. Menos o açúcar empelotado. Café da hora, quentinho. Só cuidar pra não me queimar, como sempre. Revigorante, como sempre. Essa droga lícita que é a cafeína. Todos já estão cansados de saber quão sou submisso a ti, ó, cafezinho. Sempre relaxa ao mesmo tempo que me anima, me alegra.

Entra um casal na pastelaria. Pelo cheiro, viraram a noite. Bem vestidos, pelo menos. Me apertar para eles passarem. Cuidar da mochila, também. Tudo dentro. Livros e mais livros. E pensar que muito dificilmente lerei tudo de todos eles. Materiais, mat. 2, cálc. III, fís. 2, e por aí vai. Pelo menos gosto das aulas. Pediram café, também. Meio que universal, né.

- Quanto deu o meu?
- Uhm, salgado e café pequeno...
- Médio, moço, café médio.
- Ah, ok. Dá 3. 3 reais.
- Tá na mão. Bom dia.

Taí, primeira boa ação do dia. Honestidade. Passa despercebida até. Mas com isso já saio daqui mais tranqüilo e animado. Não é todo dia que presencio atos assim, de bom caráter.

3 comentários:

  1. É isso ai, Jamil! Sao pequenas atitudes como essa que fazem a diferença. Gostei da sua..cronica? Haha! Muito bom o post e parabens pelo blog, meninos.

    ResponderExcluir
  2. :)
    Sério, o blog de vocês é muito bom! E, tietagem à parte, esta crônica é muito boa! (Não tem como não tietar!)

    Eu gosto de assuntos cotidianos, de boas ações e de café. Pronto.
    Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  3. mermãão voltando a frequentar o blog é nóis!

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)