sexta-feira, 19 de março de 2010

Dissecando os Números

Conforme já disse no texto "Matematicando", tenho um apreço especial pelos números e as ferramentas que eles nos possibilitaram inventar. As facilidades e conforto que eles criaram são tidos por muitos como essenciais. Mesmo assim, é difícil, quando penso nessa afinidade, não divagar no seguinte: o que seria realmente um número?

7. Sete. O que vem na mente ao ouvirmos "sete"? Uma imagem tridimensional do símbolo atribuído à "quantidade" sete, talvez, ou sete unidades de um objeto qualquer. Alguma dessas opções é o significado, a representação exata de "sete"? Longe de nós almejarmos a absoluta verdade, a essência das coisas. Porém, não temos claramente um atestado inquestionável sobre nenhum dos números, sejam eles reais ou imaginários. E no caso desses, pior ainda. Se mal entendemos "-1", nem temos chance com a raiz quadrada dele. E o zero, então?

Tudo que deriva dos números (suas operações, definições, aplicações, axiomas,...) acaba tendo, por extensão, um fundo de incerto, de indefinido. Por mais exata que seja a ciência, ao lidar com números, não podemos dizer com toda a certeza suas afirmações. Paradoxal. No fundo, e isso soa muito ruim, eu acho, é tudo uma questão de fé. Convenções, mitos e fé.

Triste para um estudante de engenharia ter que admitir que a fundação, a base sólida de sua área de conhecimento é tão dependente da fé quanto uma discussão sobre religião. Mas nada que um bom copo de cachaça e uma aula de cálculo diferencial e integral não amenizem, mesmo que por um tempo.

3 comentários:

  1. "Pensar" em números é como ficar olhando esse tipo de imagem: http://blogmais.files.wordpress.com/2008/04/2005_09.jpg
    Eu diria que é confuso demais! E aterrorizante! A diferença é que, com os números, já estamos familiarizados (ufa!).

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, leia Kurt Gödel pra ficar doidão com isso. :)

    ResponderExcluir
  3. eu já ouvi essa discussão,
    só que era com o número 3
    aí eu sabia a resposta

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)