quarta-feira, 10 de março de 2010

Os Monstros do Background

Muitos grupos musicais são praticamente sinônimos de seus frontmen. Grandes bandas como Queen, The Doors, The Jimi Hendrix Experience, entre muitas outras são muitas vezes confundidas com seu porta-voz. Mas eles, sem seus coleguinhas mais discretos não seriam tão bem-sucedidos assim.

Começando pelo primeiro exemplo, o Queen. Claro que muitos são um pouco entendidos de música já sabem que além de Freddie Mercury e sua performance, a banda tem Brian May e seus atributos. Por exemplo, sua maestria na guitarra é para poucos. Além disso, o guitarrista também é um dos maiores gênios em astrofísica atualmente, tendo, inclusive um asteróide com seu nome.

The Doors sem Jim Morrison não é Doors? Diga isso para os que acompanharam os re-batizados Doors of 21st Century se apresentar. Claro que a fúria e a novidade não são como antes, porém a beleza instrumental de Ray Manzarek nos teclados e Robby Krieger na guitarra estão ainda mais do que presentes, imponentes. Desde a época de sucesso original do Doors, Krieger e Manzarek eram peças centrais no grupo, ofuscadas pelo teatral Morrison. Belezas como "Roadhouse Blues" e as óperas "When the Music's Over" e "The End" sem teclados e guitarras magnânimos (e a voz perfeita de Jim) não seriam as mesmas.

Tá, o terceiro grupo leva o nome da fera, porém a bateria furiosa/rítmica de Mitch Mitchell e o baixo de Noel Redding são para poucos grupos. Realmente, esse trio tinha uma força instrumental que até hoje é rivalizada por poucos. Vide "Hey Joe" e "Manic Depression" como exemplos da beleza da bateria de Mitchell; e "Little Miss Strange" e "She's So Fine", composições de Redding, mostram sua aptidão para compor e também com a guitarra.

Pois é, então pensem duas vezes antes de dizer que o tecladista é só o gordinho irmão do baixista e que o baterista só está na banda por ser difícil achar alguém que toque os tambores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)