sábado, 20 de março de 2010

O Maior Espetáculo da Terra

Primeiro de tudo, começo esse post me desculpando pela longa ausência, mas ultimamente tem sido difícil pensar no que escrever, afinal não sou o Jamil que da ausência de ideias cria posts. Mas foi justamente numa das famosas conversas frutíferas e filosóficas com o Jamil que nos veio a constatação: o futebol é a coisa mais democrática que existe.

Na torcida do Flamengo, por exemplo, tem de tudo. Desde os mais ricos empresários até os mais simples moradores do Morro do Alemão. E todos vivendo em uma certa harmonia, todos comemorando com um coro quase uníssono o balançar da rede, todos xingando o árbitro quando o gol feito é dado como impedido. Durante 90 minutos todos são iguais.

Além disso, o futebol é o único esporte que eu consigo imaginar que pode ser praticado em qualquer lugar, inclusive, sem bola – quem nunca usou uma tampinha de garrafa pra bater uma “bolinha”? Futebol é um esporte de pessoas, é humano, as traves, as linhas, a prórpia bola são meros adornos desse espetáculo maravilhoso.

Porém há um lado negro nisso tudo. O futebol pode ser usado como um “circo” do “pão e circo” contemporâneo. Em 1970, a ditadura foi esquecida por quase um mês pras pessoas poderem observar uma das mais incríveis copas da história. Porém, ao mesmo tempo em que distrai, o futebol agrega. Como, por exemplo, a seleção alemã de 1990 que jogou, pela primeira vez em muito tempo, unificada novamente. Alemanha Ocidental e Oriental juntas, comemorando o título. Enfim, como diria o Ultraje a Rigor “Mas se for pra jogar bola, me chama que eu vou, me chama que eu vou”.

3 comentários:

  1. Quem lê o Blog e não me conhece deve achar que sou um monstro, né? Ou, pelo menos, um catalisador de idéias. Mas esse último é o que tento ser!

    Pequeno grande texto, falou tudo sobre a "democracidade" do futeba. Tentei, na ocasião da conversa mencionada, retrucar com algum outro esporte tão democrático quanto. Nem achei.

    ps.: perdão, mas a palavra democracia não quis me ser útil na hora e tive que atacar de neologismo fajuto!

    ResponderExcluir
  2. Neologismos apavoram, fica a dica! hahaha

    ResponderExcluir
  3. acho que corrida pode ser praticado em qualquer ocasião também e o melhor (ou pior) é que você não precisa de ninguém. :D
    futebol é muito bom e realmente cria essa ilusão de igualdade, assim como a palavra "democracia", muito boa a comparação.

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)