quarta-feira, 17 de março de 2010

Cara de Vencidos, Mas Heróis de Coração

Fiz ontem uma visita que me trouxe um resultado que eu não esperava. Nós, jovens, às vezes até muito inconseqüentes, esquecemos das circunstâncias que levamos nossa vida. Balada, bebedeira, apagões alcoólicos. Tudo isso é normal, para alguns, porém para outros é uma doença incurável, o alcoolismo.

É senhores, visitei ontem o Alcoólicos Anônimos da Igreja da Consolação, São Paulo. E foi muito bom, aprendi muito. São depoimentos de pessoas que perderam, pela bebida, muito na vida. Pessoas que viram o tempo passar sem aquela consciência de que tudo passa e que não dá para voltar atrás. Vi que o tempo passa, que desde já estamos investindo no futuro, o exagero traz sim conseqüências. Essa doença pode estar em qualquer ser humano. Na reunião havia indigentes, médicos, engenheiros, militares, advogados, mecânicos.

São pessoas que vêm de todas as classes sociais, todas as cidades, todas as religiões, mas que padecem de algo em comum. Realmente, o alcoolismo é incurável e não há uma medicação totalmente eficaz. Mas que remédio é aquela reunião, que lição de vida. Pessoas que estão visivelmente abatidas, mas que têm humildade de admitir a doença. E, a partir disso, enfrentar, passar pela abstinência e vencer. Quantos e quantos possuem a doença, mas não tem a coragem e a humildade em assumir o seu problema.

São pessoas que viram o tempo passar sem mensurar as conseqüências, o que é um exemplo para nós quando exageramos muito na bebida pois, inevitavelmente um dia chegaremos lá. Nosso fígado não terá tanta eficiência e quem garante se temos ou não aptidão para o alcoolismo. Mas, além de tudo isso, essas pessoas mostram que heróis não precisam ter fantasia, super poderes, rosto bonito, dinheiro. Ontem eu conheci vencidos pela aparência, só pela aparência, mas vencedores, verdadeiros heróis de coração.

2 comentários:

  1. Pedro, menino pensante e de ação! Vcs me fazem acreditar que há um futuro muitooo melhor nos aguardando! Fica aí a lição, olhar além do "muro das nossas casas" nos faz reconhecer herois em cada ser humano, analisar que todos somos passiveis de erros, de falhas, vicios, afinal nosso objetico não é sempre o mesmo: ser FELIZ????

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, taí mais uma prova que o Carpe Diem tem consequências... Realmente, o AA funiona como uma terapia ocupacional, um fator a mais para manter a força de vontade no seu ápice, e juntamente com os psicotrópicos, o tratamento se torna MUITO mais eficaz.
    Acho muito legal essa iniciativa, sua divulgação e o trabalho bonito que eles fazem... Acho que eles deveriam começar alguma coisa com os familiares e amigos também, afinal, muitas pessoas ainda pensam que os alcoolistas são sem-vergonhas e não doentes.

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)