domingo, 7 de fevereiro de 2010

Um Livro de Sucessos

"O Fio da Navalha" - W. Somerset Maugham

Literatura que prende a atenção. Esse livro, seja quando o autor/narrador descreve a mobília da casa de um nobre do início do século passado, seja descrevendo um quadro de modernistas, na época considerados extremamente avançados, seja ao tentar exprimir o Absoluto em palavras, sempre nos deixa com olhos grudados em suas páginas.

O livro, supostamente, uma adaptação de pedaços da vida do autor, conta a história de um piloto de guerra americano que, ao voltar da Primeira Guerra Mundial, se vê numa crise existencial. Não daquelas em que se busca perder a vida, pelo contrário, Larry, como Maugham chama o ex-aviador, busca implacavelmente significado na vida. Ora atrás de Deus, ora atrás de conhecimento contínuo, ou ainda perseguindo a iluminação.

O principal personagem, que surge após mais de dez páginas do romance e é citado em intervalos não regulares, passa por transformações grandiosas, sempre no plano espiritual, enquanto as outras pessoas mencionadas no romance sofrem por sua exacerbada preocupação com o material. O autor, que se apresenta como narrador, avisa no início que não se tratava de um romance, o que torna a jornada de Larry ainda mais impressionante (mesmo não sendo exatamente como na vida real).

Citações de ensinamentos hindus, meditações e um pouco da cultura de yoguis indianos antecipam o interesse que se sucedeu no ocidente pela cultura oriental, mais especificamente pela parte espiritual. O alcance da chamada 'iluminação' por Larry mostra, numa descrição muito bem trabalhada, apesar de o autor achar que não é a precisa definição do acontecimento, as sensações que se passam por quem atinge o 'sublime'.

Fica a dica para quem quer ler, ou leu, de assistir o filme desse post, no qual o protagonista experimenta situações similares às de Larry, nesse romance. E, quanto ao título, quem chega ao fim do livro, descobre o que quer dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)