domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mozart Sobre Outros Olhos

"Amadeus" - Milos Forman

É incrível como alguém tão conhecido pode possuir uma personalidade tão desconhecida. Espantei-me ao ver a atuação do ator Tom Hulce como o grande músico Wolfgang Amadeus Mozart no filme intitulado com seu nome do meio. "Amadeus" mostra a personalidade do personagem: um crianção irresponsável e metido. Alguém que nunca soube reconhecer seu lugar na visão de outros, mas que ao mesmo tempo possuía tal habilidade que seu orgulho de superior poderiam até se tornar justificáveis.

O filme mostra a vida de Mozart sobre os olhos de outro compositor da época. Antonio Salieri (F. Murray Abraham) sempre teve o sonho de tornar-se músico e invejava Amadeus, que mesmo tendo menos idade que ele, já se apresentava para reis através de seu talento natural e prática musical desde o berço, muito diferente de Salieri. Crescido e tendo realizado seu sonho de se tornar um importante músico, Salieri tem a chance de encontrar-se com Mozart, a quem tanto admirava. Surpreso por um estilo totalmente não-ortodoxo, à primeira impressão subestima o grande compositor que através de uma rápida apresentação deixa claro seu talento e superioridade musical. Um estilo que inovava, ultrapassando as peças de seu tempo.

Remasterizado, e agora até em blu-ray disc, "Amadeus" surpreende os olhos. Toda essa tecnologia faz com que este de 1984 pareça de recente estréia. Além disso, é um filme sem efeitos especiais que com sua simplicidade espanta por reproduzir óperas e composições de Mozart de um modo fantástico. A capa pode ser um tanto quanto intimidadora, mas faz relação direta à ópera que o compositor escrevera ao pai morto. Na época, foi indicado a onze prêmios da academia, incluindo a rara indicação dupla para melhor ator (Hulce e Abraham). Destes, ganhou oito premios: melhor filme, melhor ator, melhor diretor, melhor figurino, melhor roteiro adaptado, melhor direção de arte, melhor maquiagem e melhor som. Parodiado em séries como "Os Simpsons" e "Family Guy", "Amadeus" mostra sua fama. É um filme que por seu grande entretenimento parece estar até a frente de seu tempo, apesar de falar de uma vida passada.

2 comentários:

  1. Tive oportunidade de assistir uma parte do filme, é muito bom, sem contar que eu sou viciado na música Amadeus.

    Lembro até de umas cenas, que Mozarta jogava sinuca e ao mesmo tempo "escrevia" as musicas, e outra que foi numa festa que Salieri ve Mozarta tocando piano do ponta cabeça, e ali ele fica puto da vida!!

    ResponderExcluir
  2. Eu passei algumas tardes de minha infância, ao lado de minha irmã, assitindo "Amadeus". No começo, sentia muito medo, mas a cada vez que assitia, algo a mais eu percebia naquele filme. A trilha sonora foi grande responsável pelo meu interesse pela música clássica, inspirada, também, nas vezes que escutava o piano tão bem executado pela minha irmã Mônica.

    Bela indicação, Dan. Ótimo post, deu vontade de assistir Amadeus novamente, porém preciso alugar, o VídeoK7 daqui de casa nao funciona mais...
    Estamos ficando velhos...
    ueahuhusheaue

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)