quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ortodoxia Alternativa

E lá vou eu colocar meu pescoço em risco falando de religião novamente, mas vamos ao trabalho. Religião e crença pra mim são dois conceitos que sempre se confundiram. Religião não passa de uma crença cega – e cego nesse sentido não é necessariamente pejorativo – em tal Deus, dogma, livro sagrado, ritual, etc. Mas em nossa sociedade existem diversas “religiões” enrustidas, e é disso que eu vou falar hoje.

Se tem uma coisa pior que um crente fervoroso, é um cético fervoroso. O que me intriga são as semelhanças entre esses dois radicais, já que o ateísmo e o ceticismo ganharam proporções – em alguns casos, que fique claro – de religião. O Deus? A ciência. E é uma fé cega. Nenhum cético ousa discordar dos axiomas científicos. Mesmo com os cientistas provando sua falibilidade a cada nova descoberta. Tomo como exemplo Sir Isaac Newton, que afirmou que existe uma força entre dois corpos quaisquer diretamente proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre ambos. Depois de Einstein essa teoria caiu por terra. Pior que Newton foi Aristóteles que disse que os corpos caem porque pertencem ao chão – e a teoria dele foi aceita por séculos como verdade absoluta. Ou seja, os céticos têm a vantagem de crer em algo palpável e discutível – que é a ciência -, mas não escapam da crença nela.

Outra ideologia que beira a religiosidade é o comunismo. É incrível – e chega até a ser admirável – os defensores ferrenhos da revolução do proletariado. E olhe que os poucos exemplos de revoluções que se concretizaram acabaram em ditaduras como as que as revoluções derrubaram. Mao e Stalin são exemplos cabais disso. E mesmo assim temos crentes cegos e surdos na revolução. Não que eu não acredite em mudanças, só acho que como as revoluções sempre foram feitas durante a história uma solução assim é praticamente impossível. Veja o que ocorreu com o Trótski – que pra mim era a esperança da URSS virar o que era pra ser -, por exemplo. A URSS acabou se tornando desigual, burocrática, e extremamente conservadora vestindo uma carapuça de revolucionária.

Um outro grande exemplo é o futebol. Tem gente por aí que deixa o pai na forca, mas não perde um jogo do time. E é engraçado que time de futebol – assim como religião - ninguém escolhe, normalmente é por influência do pai, do tio, do avô. E futebol – assim como religião - também está inserido na máxima “futebol, política e religião não se discute”. Se bem que, pensando bem, acho que vou começar a seguir essa teoria. Pelo menos seria uma boa maneira de evitar atritos e de manter meu pescoço a salvo.

2 comentários:

  1. concordo que questões extremistas como o ceticismo e a religião seguem separadas por uma linha tênue, mas que é o comunismo realmente é uma merda, isso é! rs
    mas mudando de assunto, você não falou a sua opinião sobre o futebol ou se segue alguma religião...

    ResponderExcluir
  2. Alto lá, comunismo não é "uma bosta", isso é um pensamento muito besta, foi mal...

    Eu torço pro atlético, mas tô longe de ser fanático... haha Sobre religião, não sigo nenhuma, todas tem algo de especial... Se tiver que me definir, me defino como Deísta...

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)