quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Loucura Consciente

Falar consigo mesmo é uma coisa no mínimo peculiar de se ver. Chega até a ser engraçado, quando não somos nós. Porém, esse monólogos solitários (viva à redundância) são muito úteis para se manter a sanidade. Parece estranho dizer isso, mas falar sozinho, em voz alta, de preferência, é algo bom.

Não só atores e palestrantes em frente ao espelho praticando o texto têm permissão de dialogar com seus alter-egos (aliás, outra coisa muito interessante numa personalidade é quando ela é múltipla, claro, da maneira inofensiva). Algumas vezes nem é necessária a existência de um alter-ego, ficando assim a conversa no mano-a-mano, porém, com apenas um "mano". Dessa maneira, conseguimos extrair de nosso interior informações importantes, amenizar acessos de loucura, ou até nos consolarmos num momento de solidão extrema.

Além, é claro, de sua utilidade para memorizarmos qualquer informação mais facilmente e dos usos supra-citados (olha só...), falar sozinho pode também ser um ótimo exercício para dicção, especialmente quando se está aprendendo uma língua nova. Vale dizer também que essa atividade ajuda-nos a treinar nossos ouvidos para palavras e expressões novas, qualquer língua que seja.

Enfim, podemos enumerar, além de tudo isso, várias desculpas para estarmos falando sozinhos quando pegos no ato. Uma pena ninguém ter me visto praticando isso hoje. Olhem só, tive que escrever um post para me explicar (para mim mesmo).

Um comentário:

  1. HAHAHAHAH
    eu adoro falar sozinha, em certas situações, o solilóquio acaba não sendo uma alternativa: a gente precisa falar em voz alta os nossos pensamentos para que eles se organizem, ou para que aquela boa noitícia pareça mais real. É incrível que uma idéia quando "materializada" em voz parece muito mais verdadeira do que quando em nossas cabeças. As vezes, nos pegamos descobrindo uma verdade que não tínhamos ciência que conhecíamos só por colocá-la de forma audível, deixar elaescapar. Que estranho, hahaha.

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)