segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Gênio da Guitarra

Lado a lado com Jimmy Page e Eric Clapton, Jimi Hendrix fez dos anos 60 os anos mais fecundos em matéria de guitarristas. Principalmente por ter feito parte nisso. Na verdade, se apenas Hendrix tivesse sido dessa época, já teria feito dela a melhor de todas. Com sua guitarra (de cabeça para baixo, mas com as cordas na ordem, por ser canhoto), Jimi revolucionou a música e a cultura em volta dela de uma maneira nunca antes vista.

Em canções como "Purple Haze", uma de suas mais bem sucedidas, notamos a virtuosidade de Jimi. Ele mesmo disse uma vez que queria, fazer com sua guitarra, o que Little Richard fazia com sua voz. E muitas vezes, em canções como "Red House", ele fazia com que sua guitarra "cantasse" como ele, como que fazendo um backing vocal elétrico. Outros artifícios como deliberadamente usar a microfonia a seu favor, popularizar o uso dos pedais de wah-wah, tacar fogo ao seu instrumento após o show, foram de autoria pionera de Hendrix.

Na década de 60, drogas alucinógenas (LSD) eram muito usadas, principalmente por músicos, e muitas das canções de Jimi Hendrix tem um tom, às vezes exagerado, psicodélico. "3rd Stone from the Sun" é uma dessas, que, além de soar extremamente diferente dos sons da época, antecipou uma fusão, riquíssima, diga-se de passagem, do Blues e do Jazz. Porém, nas palavras de Pete Townshend (outro monstro da época, guitarrista do the Who), Jimi era maior que o LSD.

Esse post é apenas uma recomendação, uma dica (e uma homenagem), para o ano em que a morte de Hendrix completa 40 anos (em setembro), afinal, outro CD póstumo, porém com qualidade, será lançado agora em março (com direito até a canções "inéditas"). Vide matéria do site da Rolling Stone. Outra coisa interessante, mencionada nessa notícia, o guitarrista pode ganhar, ainda esse ano, sua própria versão do game Rock Band, seguindo os passos da multibanda Beatles.

Um comentário:

  1. Salve titiu hendrix, e bem lembrado Jamilzinho!
    Quando sair, temos que jogar na casa do matheus, hahahaha

    abraços, continuem com esse ânimo para escrever que tá saindo coisa boa!

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)