quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Pedreira É Nossa!

Hoje, dia 24 de Fevereiro, é o dia em que o futuro da nossa querida Pedreira Paulo Leminski será decidido. Em audiência pública marcada para as 14h30 na 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, o juiz Douglas Marcel Perez vai decidir se a Pedreira será liberada ou não para a realização de shows e grandes espetáculos.

O espaço está fechado desde Maio de 2008 depois de somente 134 moradores da vizinhança acionaram o Ministério Público por causa do barulho e algazarra nos dias de espetáculos. Porém, em Dezembro passado, o vereador Johnny Stica (PT), uma das cabeças do movimento, que levou a Perez um abaixo-assinado contendo 11 mil e 600 assinaturas.

Era pra tudo estar resolvido em Novembro passado, quando foi formalizado um acordo entre entre os produtores culturais da cidade, a Fundação Cultural de Curitiba - que administra o espaço - e os representantes dos moradores do Abranches. Na proposta, os produtores topavam respeitar os limites de horários – até às 23h nos dias úteis e até às 1h em fim de semanas e feriados – e emitir cheques-caução de R$ 50 mil que poderiam ser resgatados caso as normas fossem desobedecidas.

Bom, essa é a chance de reacender a chama do mais significativo espaço cultural da nossa querida cidade. A pedreira não pode ficar às moscas deixando a cultura de Curitiba na mão por causa de alguns moradores reclamões. Até entendo que os shows causam tumultos e barulho, mas o que dizer dos moradores ao redor do Alto da Glória depois do jogo que rebaixou o Coxa? Não é por isso que querem fechar o estádio nem acabar com o time. Além de que shows dignos de irem pra pedreira não acontecem todo fim de semana.

Bom, eu torço pela Pedreira aberta e funcionando e sou adepto da campanha “A Pedreira É Nossa”. Espero que consigamos resgatar esse pilar indispensável da chamada “capital cultural”.

2 comentários:

  1. eu também torço muito! a pedreira é massa e tem que voltar!

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá! Uma pessoa de 40 anos para opinar. Concordo que o espaço é lindo, maravilhoso, é um marco cultural, blá, blá, blá. Vizinhos chatos (vírgula!), quando eu morava no Abranches, e olha, não era pertinho da Pedreira, era quase na Rodovia dos Minérios, o som era perfeitamente audível desde a passagem dos instrumentos até o show propriamente dito. E ai, queria ver você aguentar show de bandinha adolescente e sertanejo, que diz ser pop. No c* dos outros arde menos, sempre menos.
    Eu já fui em alguns shows na Pedreira, como expectadora e como repórter, sempre achei sofríveis, o espaço é maravilhoso, mas a infra ainda é muito a desejar, requer mais profissionais para habilitar a área. E Curitiba, infelizmente, sempre foi muito ruim para abrigar bons shows, por essa razão.

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)