sábado, 6 de fevereiro de 2010

“Vaidade, Meu Pecado Favorito”

“O Advogado do Diabo” - Taylor Hackford

Se teve um filme que mudou a minha vida, foi o Advogado do Diabo. Eu reassisti – quando vi pela primeira vez era muito novo pra entender o filme – bem na época de transição de escolha entre Engenharia e Direito, que não por acaso acabou sendo meu veredicto.

O filme conta a história de Kevin Lomax, um jovem e brilhante advogado de uma pequena cidade na Flórida que nunca perdera um caso sequer. Kevin é o típico caso de corrupção financeira. Começa a carreira como promotor - tendo sucesso em todas as acusações-, mas acaba usando seu talento na defesa de grandes corporativistas cujos honorários o convenceram.

Ele se muda para Nova Iorque contratado pela maior empresa de advocacia da cidade, que pertence a John Milton – magnanimamente interpretado por Al Pacino -, mesmo contra a vontade de sua mãe, uma católica fervorosa que compara a Big Apple à babilônia. Com o tempo o jovem advogado acaba cada vez mais se distanciando de sua esposa e se afundando num caso de triplo assassinato. Mas mesmo com todos os problemas, curiosamente John, seu patrão, sempre tem uma solução. Se eu disser mais, acabo com o suspense e com as reviravoltas do enredo.

O final é surpreendente, magistral, digno deste grande filme. A atuação do Al Pacino é de dar calafrios e os diálogos de humor – extremamente refinados, por sinal - do seu personagem são simplesmente memoráveis. Diversas citações do filme – como o título deste texto – são dignas de ficar na ponta da língua dos maiores cinéfilos. Enfim, é um dos meus filmes favoritos disparado. Espero que se torne um dos seus também.

Um comentário:

  1. Nunca consegui assistir o filme inteiro, mas como boa fã de Al Pacino é OBRIGATÓRIA uma parada na locadora pra locar a indicação.

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)