sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"Naturally Born, Born Bad"

"Assassinos por Natureza" - Oliver Stone

"Natural Born Killers" (nome original) é um filme perturbador. No sentido bom, ou melhor, no sentido visual, ou melhor, no sentido estético. Enfim, é um filme que não nos deixa relaxar, nos tira do conforto, nos força a vista e a cabeça, exercita nosso senso de nojo. Tudo no bom sentido.

O filme conta a história de vida de um casal de serial-killers que vagam pela rota 666, nos Estados Unidos, e por lá causam o maior terror. Só que, para dar um ar de profundidade além da análise psicológica dos dois (que possuem problemas familiares, pouco senso de preservação da vida, entre outros problemas), acompanhamos as façanhas de outros dois marcantes personagens: um repórter maluco, sedento por audiência e que, para consegui-la, se dispõe dos métodos mais grotescos da mídia; e um policial, não menos louco, que investiga o casal Knox, criando por Mallory, a esposa, uma relação de obsessão/amor platônico/ódio mortal.

Além da trama absurdamente viajada, que culmina com um caos inesperado e de fim menos previsível ainda, temos, na parte visual do filme, a grande atração. Com um aspecto meio psicodélico ao extremo, meio perturbador, como numa mente psicopata, meio grotesco (com a mão de Tarantino, claro), com flashes sinistros, a fotografia do filme é de tirar do sério. A trilha sonora não deixa por menos, também, com nomes variados: de Piaf a Lou Reed, de Rage Against the Machine a Juliette Lewis (atriz que interpreta Mallory Knox).

Recomendadíssimo para quem gosta de ver coisas diferentes, não tem nojo de cenas sangrentas, gosta de uma história de amor totalmente fora dos eixos e adora uma boa crítica (no caso, à mídia). Só não me xingue depois de assistir por ter ficado perturbado. Aqui, o trailer.

6 comentários:

  1. Não é meu cult movie, mas acho fundamental ter assistido esse filme do Stone, que no fundo, escracha com a sociedade norte-americana. Recomendo para reflexões e tals, Veludo Azul, paris, Texas (esse sim, meu cult movie) e quado lembrar d eoutros passo a listinha!

    ResponderExcluir
  2. Como crítica social o filme até que faz o serviço, como filme mesmo deixa a desejar, acredito que o Stone deve ter destruído o roteiro original do Tarantino.

    ResponderExcluir
  3. Veludo Azul mencionado acima seria Blue Velvet do Lynch? Esse sim é um filme que todos deveriam assistir.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, sim, trata-se de Blue Velvet. A cena da imitação da galinha é clássica e sei imitar direitinho (ruá!ruá! minha gargalhada fatal!)
    O Trantino escreveu boa parte do roteira de Natural Born Killers. Nas filmagens, ele e o Stone brigaram e dai o diretor fez suas mudanças. Considerando que o filme é de 94, eles foram bem avançados. A trilha sonora é genial. O filme é bom e tenho dito!

    ResponderExcluir
  5. Esqueci. Os erros do post anterior são oriundos da pressa, sorry!
    Dica: O Homem do Ano http://www.interfilmes.com/filme_15808_O.Homem.do.Ano-(O.Homem.do.Ano).html
    Tenho o DVD

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)