terça-feira, 10 de novembro de 2009

Less a "Brick in the Wall"

Ontem, dia 9 de Novembro de 2009, comemorou-se os 20 anos da queda de um marco, de um dos maiores símbolos da “Era dos Extremos”: o Muro de Berlim.

Pra quem não se lembra da História, ao terminar a II Guerra Mundial, a Alemanha nazista, derrotada, foi dividida como uma pizza entre as nações Aliadas. A capital Berlim também foi dividida, apesar de se encontrar inteiramente em território soviético. Após algum tempo iniciou-se a bipolarização EUA-URSS que marcou a Guerra Fria e a França e a Inglaterra cederam suas partes ao aliado capitalista dividindo a Alemanha em duas: a Ocidental (República Federal da Alemanha) e a Oriental (República Democrática Alemã). O mesmo ocorreu com Berlim, que também ficou divida em Oriental e Ocidental. Devido à “tentação do capitalismo” o fluxo de pessoas saindo de Berlim Oriental e indo para a Ocidental era muito grande, o que levou o governo Soviético a erguer na madrugada do dia 13 de Agosto de 61 o muro de Berlim dividindo famílias e amigos por quase 40 anos. É sempre bom lembrar que era impossível a passagem da RDA para a RFA pela fronteira comum graças à “Cortina de Ferro” assegurada pelo “Pacto de Varsóvia”, portanto Berlim Ocidental era o cano de escape do Leste Europeu para o mundo ocidental.

Mas uma coisa que me entristece é chegar em casa e me deparar com uma Veja que traz como nota de rodapé: “a derrocada do comunismo abriu caminho para a maior expansão do progresso social e material da história”. É muito triste alguém ainda ver isso como algo bom. O que me alegra a ponto de comemorar essa efeméride é a vitória da liberdade de expressão, da Democracia, da união de um povo segregado por caprichos políticos e não a vitória de um sistema que se baseia na existência da pobreza para se sustentar nem na derrocada de outro sistema que impede a expressão do ser e ainda por cima se afirma revolucionário. Isso é o sujo falando do mal-lavado.

Bem, para relembrar e comemorar esse fato histórico deixo aqui duas músicas que simbolizaram essa união: “Another Brick in the Wall” do Pink Floyd sendo interpretada pelo Roger Waters em carreria solo com participação especial de Cyndi Lauper, show comemorativo da queda do muro – o show inteiro é muito legal, eles constroem um muro no palco e no fim o destroem - e “Wind of Change” do Scorpions, a mais famosa banda Alemã de todos os tempos cantando um de seus grandes sucessos que foi feito em homenagem à essa reunião do povo alemão. Divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)