domingo, 15 de novembro de 2009

Espada, Café, Leite, Chumbo e Democracia

Hoje é 15 de Novembro. Só fui me dar conta disso no meio do dia e creio que vocês também não acordaram com bandeirinhas na janela. Como vocês sabem, hoje se comemora a Proclamação da República, mas esse ano temos algo mais, comemoramos seus 120 anos. Desde o Marechal Deodoro até o Lula foram 2 capitais federais, 4 moedas, 2 ditaduras e 33 presidentes. Evoluímos em alguns pontos, saímos do coronelismo para uma das mais seguras votações do mundo, por exemplo. Agora só falta ter os melhores políticos do mundo, coisa que o Brasil nunca foi medalha de ouro.

A única coisa que me entristece é a nenhuma divulgação dessa data tão valorosa. Nenhum comentariozinho sequer no Fantástico, por exemplo. Nenhuma propaganda do governo, nenhuma bandeira hasteada em um prédio, nenhuma versão do hino nacional. Uma coisa é se orgulhar de uma história que não tivemos, como fizeram os Românticos, outra bem diferente é comemorar um acontecimento histórico.

Talvez seja essa falta de patriotismo – porque pra maioria da população, patriotismo é vestir a camisa da seleção em época de Copa do Mundo – que nos afasta dos “países de 1º mundo” como EUA e França que nos dias 4 e 14 de Julho, respectivamente, param seus países com um coro uníssono de exaltação à bandeira. Não gosto de militarismo, mas um patriotismozinho de vez em quando não faz mal a ninguém.

2 comentários:

  1. Não é à toa que somos "sempre mais do mesmo". Nesses anos todos, exceções, no campo citado da política, foram poucas.

    E eu digo que, realmente, é uma vergonha não haver uma palhinha sequer do nosso belo hino em nenhum noticiário, que eu saiba.
    Que mudemos isso com mais uma ditadura, se preciso!

    Brincadeira! Mas que falta patriotismo, isso não se discute.

    ResponderExcluir
  2. Não posso deixar de comentar aqui: não temos esse sentimento de unidade desde sempre, é claro, desde a colonização fomos enquadrados em uma política administrativa fragmentada, como criar uma identidade nacional única se fomos criados em uma lógica mais fracionada que o Império Espanhol?? As mentalidades continuam, mesmo com revoluções, há continuidades. Tanto que a República não foi instituída logo de cara ,depois da Independência, mesmo em meio a tantas ao longo da América Latina: porque iríamos nos dividir, como o resto dos países vizinhos. Ninguém se manteve coeso, imagine nós! Por isso precisavamos de uma monarquia, para construir um poder central, capaz de manter o Brasil inteiro.

    Rui Barbosa era um baita puxa saco dos Estados Unidos, a constituição de um Estado republicano brasileiro foi todinha apoiada no modelo norte-americano(tongo,adepto a doutrina Monroe, não quis nem saber dos modelos europeus). Foi o que eu falei no post acima, a gente precisa de vontade pra muda isso ai, se queremos ser mais patriotas, mais unidos e nos identificar como uma nação

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)