quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Black or White

É, pessoas, somos realmente afetados pela lógica moderna. Estamos sempre naquele maniqueísmo contínuo, pensando e classificando as coisas, acreditando piamente no dualismo do mundo. Por que cargas d'água não pode existir um terceiro caminho? Quem não é bom, é mau; é doce ou salgado; em cima ou em baixo. Por que não podemos pairar em um meio termo? Sempre precisamos ter opinião sobre tudo? Confesso que sei amar os dois lados da moeda, de maneira igual. Queria flutuar entre as opções, marcar um "A,5" no gabarito. O que o ensino não só brasileiro, mas o ensino moderno, a educação pós-Revolução Francesa faz é nos ensinar a pensar que tudo é científico, mensurável, conhecível e sólido, que existem poucas opções. No meio acadêmico nos cobram a terceira via, como se fala na nova sociologia, um "caminho nunca antes explorado" , parafraseando meu pai. NÃO EXISTEM ESTEREÓTIPOS, classes, modelos prontos e prévios. Fazemos uso deles de maneira abstrata, mas eles não existem na realidade, são somente criações práticas de um ser humano falho e simplista.

Cada um adiciona a um enunciado que ouve, por exemplo, suas próprias percepções. Pensar que um grupo de pessoas possa ter sido submetido às mesmíssimas influências durante a vida, de modo a perceber aquilo que ouviram de maneira igual e semelhante ao o que o orador quis passar é extremamente pretensioso. Não ouso afirmar, pois até mesmo a verdade é relativa. Se todos não fossem conformados com esse maniqueísmo eterno, não teríamos tantos conflitos armados, tantas chantagens políticas, discussões desnecessárias, inflexionismo de opinião. Talvez seja disso que o mundo precisa mais : uma pitada de incerteza, meio termo. Menos orgulho e preensão, mais humildade e maiêutica.

3 comentários:

  1. Apoiada companheira Hermínia! haha

    Mas ei, pare de culpar a Revolução Francesa por todos os males do mundo... Essa cultura maniqueísta é culpa da Contra-Reforma, do Barroco... Talvez até de antes, da Idade Média... Mas que a Igreja tá envolvida, ah, isso tá. O Cristianismo, bem como quase todas as religiões, se baseia na disputa Bem x Mal.

    ResponderExcluir
  2. E viva o cartesianismo!!
    Mas, sugiro, a quem interessar posso, um pouco de estudo sobre psicologia social. Explica bem o porquê de nos comportarmos de certa maneira em certa situação social.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, ma chéri,

    Acabou virando uma bola de neve, a Igreja, daí veio o Estado Laico e os cientistas, mas eles esqueceram de separar tudo aquilo que já tinha aprendido: o dualismo. Herança da Igreja, como disse o Allan. É um ou é outro.
    Concordo com você, o Allan, a Ana, aliás, um tempo d paz entre eu e o Allan, please...

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)