sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Uma Garoupa por Duas de Cinqüenta

Que governante hoje não idolatra o ideal da Revolução Francesa resumido em três palavras: "liberdade, igualdade e fraternidade"?! Pessoalmente, acho esse lema dotado de uma pitada de hipocrisia. A "revolução" no fim das contas não teve muito de revolução: as mesmas estruturas sociais foram mantidas (Igreja, Universidades, corporações de ofício, a família como entidade fechada, etc), somente uma classe social continuou no poder, os pobres continuaram pobres e os ricos continuaram a comer brioches. Ah sim, "nada mais conservador do que um liberal no poder".

A burguesia, que tanto aclamava por poder, dizendo que iria ouvir as minorias, representar todas as classes, dar um fim no absolutismo, promover a liberdade e toda aquela baboseira acabou sendo ainda mais incisiva no controle do poder do que a própria nobreza. As tentativas de governos revolucionários tinham ar de amadoras, tanto que não passaram de experiências. O que efetivamente se estabeleceu foi uma monarquia, mas com os teóricos da época ao seu lado. Quem não consegue fazer uma coisa parecer boa com todas as fontes respeitáveis ao seu lado? Os burgueses reescreveram a história: passaram a chamar o governo nobre de absolutismo e seu governo de liberal.

No entanto, antes de 1789, os corpos da sociedade tinham voz própria, cada um podia ditar suas leis para aqueles que estavam inseridos em seus grupos. Assim, o pai ditava a lei para sua família, as guildas estabeleciam normas para os seus associados, os artesãos regulavam aqueles indivíduos da corporação, o senhor feudal reinava em seu feudo. O rei reinava sobre tudo isso, mas era obrigado a dar espaço para todas essas entidades também. Já a burguesia, ao se estabelecer no poder, no afã de acabar com toda aquela influência nobre na sociedade, resolveu ser fonte única da lei, estabelecendo a Declaração Universal do Homem, ninguém mais podia dar os ditames da sociedade! Escute, o universo inteiro deu autorização para aquele grupo de indivíduos "iluminados" falarem por todos?

Se antes um indivíduo representava um estamento, depois que a revolução foi estabelecida, um indivíduo representava a nação. Não era mais deliberado aquilo que o grupo queria e levado para as esferas superiores. Agora se vota num cara, outorga a ele toda a sua soberania, e ele tem o poder de falar por você. Sim, tudo o que ele diz você já previamente concordou, votando nele. Agora me diga se ele disse a você tudo o que ele iria fazer, falar, etc. Ele não fez um contrato explícito com todos os seus eleitores. E quem não votou no cara, é obrigado a acatar as burrices que o Lula solta por aí, ou as leis inúteis que o legislativo cria?

Essa é a herança que a Revolução Francesa nos deixou. Não estou dizendo que ela não mudou nada, porque se não seriam muitos os loucos que chamam o ocorrido de revolução à toa. Hoje, temos mais contato com os outros países, temos etiqueta na mesa, leis, etc. por causa dos loucos que estavam cansados de não comer os brioches da Maria Antonieta. O que afirmo aqui é que nem todos esse frutos vieram para o bem. Muitos deles acreditamos que são bons, mas na verdade foram distorcidos pelos historiadores e teóricos da época. Vocês sabiam que nem foi a Maria Antonieta que disse "Se não têm pão, que comam brioches"? Dizem as más línguas que foi uma camareira! Não acredito muito no que as minhas apostilas do fundamental e do ensino médio diziam sobre a vitória democrática do povo com a ascensão da burguesia durante a Revolução Francesa. E quem disse que a democracia é boa? Penso que nem tanta coisa mudou para aqueles que continuaram nos campos, para os pobres artesãos, etc.

3 comentários:

  1. Impressionante como é só parar pra pensar que notamos que, mesmo as coisas mais certas que sempre aprendemos e temos como verdades, tem um fundo meio podre, meio errado.
    Me parece que todas as ações dos humanos, no seu íntimo, são apodrecidas por algo horrível.

    ResponderExcluir
  2. Digo e repito. Você exagera e culpa a revolução francesa por tudo de ruim do mundo, Minia. É graças a ela que hoje existem os direitos humanos. É graças a ela que Hitler e os nazistas foram presos, por exemplo.

    Mas você tá certa em várias coisas que disse, mas pense. Você prefere um governo hereditário em que o governante pode fazer o que bem entender contanto que tenha apoio? Isso é pior que a democracia!

    Democracia é que nem a mídia. Não é bom, mas não inventaram nada melhor! Isso sem contar que as teorias iluministas não eram unânimes em vários assuntos. Rousseau era a favor da Democracia direta, por exemplo.

    Já sobre ser ou não revolução são outros quinhentos. Pra mim, as coisas mudaram muito. Antes não existiam classes sociais, só castas. Ou você nascia com "sangue azul" ou tava condenado a viver na miséria. O capitalismo pelo menos criou a possibilidade de mudança.

    Esse é um dos assuntos que a gente nunca se acerta, né? hahaha Que bom que trouxe ele pro blog... ;D

    ResponderExcluir
  3. Concordo, a Revolução Francesa contribuiu imensamente para com a Modernidade e após. Procurei somente enfatizar as continuidades da "revolução", mostrando que ela não é tão revolucionária assim. Você, assim como todos, está bem acostumado com a história dos grandes, a história política, aquela idéia positivista de história como ciência. Quando falo das continuidades, falo da Escola dos Annales, dos historiadores frankfurtianos que acreditam na continuidade ao investigar as mentalidades da época. Não só considerar a maioria, mas também investigar as minorias. Taí porque fontes oficiais são insuficientes pra essa metodologia.

    A gente não pode ser ingênuo o suficiente pra acreditar que a Revolução Francesa foi milagrosa e só trouxe benefícios. Interesses por trás daquele bonito ideal haviam, e muitos! Há toda uma farsa por trás de tudo, uma hipocresia inegável, além do curto alcance efetivo da Revolução na época (pode ter mudado na teoria para os burgueses e nobres, além de ser um exemplo para os outros governos de então, mas os camponeses, por exemplo, duvido que foram tão beneficiados assim com toda essa UNIVERSALIDADE da "revolução").

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)