segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Malandro Exemplar

Quando temos oito das canções do top ten americano sendo de "gangsta rap", a última coisa que nos vem a cabeça é o nosso humilde sambinha. Pois bem, vale bastante dizer que, não fosse o famoso porta-voz do morro do Cantagalo, Bezerra da Silva, muitas coisas seriam diferentes. Como?

Ao ficar à margem do samba de partido alto comercial, mas sempre exercitando aquela sua veia cômica e crítica, muitas vezes ácida, porém, sempre engraçado, Bezerra fez surgir um gênero a parte do que já existia no samba e na música mundial, o famigerado Sambandido (valeu, autor do artigo do músico na Wikipédia).

Essa nova classificação musical engloba aquelas canções que, usando o ritmo do samba e o dinamismo do partido alto, mostra a realidade e as mazelas dos morros cariocas. Nisso, Bezerra acabava descrevendo vários tipos, personagens típicos dos morros (o corno, a sogra "sapatão", o pastor ladrão, entre vários outros), situações, nem sempre motivo de riso, como as dificuldades de se morar num lugar cercado de drogas, policiais safados. Enfim, a vida das pessoas marginalizadas pela sociedade. Essa é a fórmula básica das canções de Gangstas americanos, que tiveram origem com artistas como Public Enemy, Run DMC, Tupac, e a lista continua a crescer a cada dia, tendo em vista o sucesso desse gênero por lá.

Nesse texto, ainda, gostaria de destacar as não muito comuns parcerias que Bezerra firmou em sua vida musical de sucesso (relativo, já que morreu sem mudar muito suas condições no morro). Além do famosíssimo concerto com Dicró e Moreira, os três malandros, gravações com RPM, Kid Abelha, Planet Hemp e outros artistas do rock brasileiro fizeram com que as obras de Bezerra da Silva fossem mais conhecidas e difundidas pelo Brasil.

Talvez, quem me conhece pessoalmente, não esperasse me ver escrevendo um texto sobre um sambista, ao invés de ficar louvando o Rock'n'Roll. Porém, tenho por ideal não ficar sempre na mesma coisa, além de buscar novidades (ou mesmo clássicos) de qualidade.

Fica aqui a dica, para quem não conhece ou pra quem conhece, descobrir, ou redescobrir, as ótimas histórias do morro, narradas por Bezerra da Silva.

2 comentários:

  1. Recomendo "Malandragem Dá um Tempo" na versão do Barão Vermelho... haha Combinação perfeita!

    ResponderExcluir
  2. O que nâo faz um box com os CD´s do Bezerra no som do carro de um metaleiro...

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)