segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"'Royale' With Cheese"

"Pulp Fiction" - Quentin Tarantino

Com o nome significando, literalmente, revista ou história de baixa qualidade sobre violência, na maioria das vezes, esse filme trash de um diretor não menos trash é uma viagem ao mundo da violência e da redenção.

O filme conta três histórias, não em ordem cronológica, mas que se cruzam em certo ponto. Dois mafiosos que vão acertar contas em nome de seu patrão e que, no caminho, só conseguem conversar sobre hamburgueres e sobre a importância de uma massagem nos pés de uma mulher. Um mafioso que deve levar a mulher de seu chefe para se distrair e dançar e acaba levando ela a cheirar heroína por engano. Um pugilista que, depois de combinar uma coisa, faz outra, mata o adversário e foge de mafiosos meio descuidados.

Falando assim, as três histórias parecem meio sem nexo, mas, ao perceber a intersecção delas, notamos a genialidade do roteiro (que ganhou o Oscar de melhor roteiro original em 95). Outra coisa legal de se prestar atenção é a cabeça do mafioso interpretado por Samuel L. Jackson, Jules Winnfield, que, ao chegar a decisão de abandonar a vida do crime, dá uma lição de moral num assaltante que tentava roubar o restaurante onde ele e seu comparsa se encontravam. Detalhe para a passagem bíblica (Ezequiel 25:17) que Winnfield sempre cita e a paixão com que ele o faz.

Outra coisa que chama a atenção é a trilha sonora escolhida a dedo e muito celebrada do filme. Músicas como as clássicas do surf "Misirlou", "Bustin' Surfboards" e outras que se adequam ao momento, como a de Chuck Berry, "You Never Can Tell", que serve de fundo pra cena mais clássica de todo o filme, a dança de John Travolta com Uma Thurman, muitas vezes parodiada e/ou imitada.

Aqui, a página do filme no IMDb (em inglês).

3 comentários:

  1. Pulp Fiction é uma obra prima do cinema americano. Sangue, violência, sexo, drogas, rock n roll... haha Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Bah, a cada dia gosto mais de ti, Jamilzito!
    Primeiro Laranja mecânica, agora Pulp Fiction!
    ^^'

    ResponderExcluir
  3. Assassinos por natureza, please! O roteiro é do Tarantino. Vamos lá Jamil! Eu empresto e quero seu post a respeito.

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)