sábado, 3 de outubro de 2009

“Cidade Maravilhosa, Cheia de Encantos Mil”

Pois é, ontem saiu o resultado. Nós, um país supostamente subdesenvolvido, com complexo de vira-lata, batemos Espanha, Japão, Estados Unidos. Provamos que temos coração, que temos paixão, que queremos as Olimpíadas. Provamos que nós somos uma das mais importantes nações do mundo sim e que temos condições sim de receber um evento desse porte.

“Ah, mas o país não tem infraestrutura”. Ter, tem. Tem dinheiro público pra uma olimpíada, uma copa, e ainda sobra pra arrumar saúde e educação. O que falta é seriedade. Falta honestidade dos governantes, falta justiça na escolha das empreiteiras, falta cobrança dos eleitores. Falta só verdade porque vontade, meu amigo, isso temos de sobra. Se o Brasil sabe fazer duas coisas muito bem, essas são esporte e música. Como música não é competição, nos resta brigar pra sediar uma Olimpíada. Aliás, não só uma olimpíada qualquer: a primeira Olimpíada da América do Sul.

Posso estar sendo romântico demais, mas sediar os jogos não é pra qualquer um. Estou esperançoso, ansioso e otimista. Serão feitas obras públicas, serão criados novos empregos, será enaltecido o esporte. Espero que façamos bonito pro mundo todo nos reconhecer, assim como aconteceu com a China, assim como vai acontecer com a África do Sul. Só espero que tudo isso não sirva de brecha pra superfaturamentos nem de pano pra cobrir falcatruas parlamentares. Que tudo isso não seja só circo, mas que seja também pão, livro, hospital e justiça. Bom, pelo menos o Cristo já tá de braços abertos. Que venham os jogos Olímpicos!

5 comentários:

  1. E que venham os jogos! =)
    Definitivamente, o Brasil merece! Sediar as Olimpiadas significa, fazendo uso das palavras do Ex. Sr. Presidente, que agora temos a "cidadania" mundial! De fato, nunca antes o Brasil teve expressão internacional como tem tido nos ultimos tempos.
    Já ouvi gente dizendo que "noticias boas" acabam se revertendo em medidas eleitoreiras. Realmente, o Brasil já viu isso!
    Mas, olha, os ganhos pro pais (e principalmente para a cidade maravilhosa, a muito desgastada pela irresponsabilidade urbanistica e social)são tantos, que desta vez eu vou me deixar acreditar que a campanha eleitoral não vai fazer uso dessa apleação. E vou me deixar acreditar também que os brasileiros vão saber discernir que não se trata de um "presente" do governo atual, mas sim, de uma conquista do Brasil e do povo como um todo!
    Agora, bora, investir em infraestrutura! Bora, fiscalizar a aplicação das verbas destinadas à construção dos estádios, das vilas olimpicas. Bora, treinar atletas, investir no esporte, e fazer campeões olimpicos!
    Bora, Brasil! haha =)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, sinônimo de obras no Brasil é Superfaturamento...
    Cabe a todos nós resgatar,durante toda a construção da infraestrutura para sediar a olimpíada de 2016,a luta e o suor que a cada dia damos para esse país andar. Seja com impostos, estudo, crítica, nós construímos esse país, temos que bater no peito e fazer vista grossa para que a corrupção do superfaturamento das obras não seja comum como a palhaçada do senado.

    Bora Brasil!(2)

    ResponderExcluir
  3. 28 milhões de reais serão investidos em infra-estrutura para sediar os jogos. Longe de mim falar que não é importante a cultura esportiva para o país, muito menos o turismo que isso vai desenvolver. Só acho que, como o parlamentarismo, mesmo sendo bom, aqui no Brasil não vai dar certo. Se até em Sydney mal se utilizam as estrondosas estruturas olímpicas, quem dirá aqui. Acho errado ser formalizado um gasto tão grande com algo que, mesmo importante, não é prioritário. Como você comentou comigo ontem, realmente, esse dinheiro não seria investido em outra coisa. Mas havia a possibilidade, não era nada formal. A partir do momento que é institucionalizado um gasto dessa envergadura enquanto a educação brasileira é VERGONHOSA, enquanto precisamos de cotas universitárias para que haja inclusão social ao invés de melhorias no sistema educacional básico, enquanto médicos precisam mandar seus pacientes do SUS morrerem em casa porque não há vagas nos hospitais, não acho certo gastar tanto dinheiro em obras. É obvio, elas vão gerar mais empregos, elas vão desenvolver o turismo, mas vão desenvolver regiões já desenvolvidas. Duvido que vai ter estádio novo no ACRE.
    Direito a cultura é um direito humano, mas direito a vida é um direito FUNDAMENTAL. Particularmente, penso no direito a educação como um direito fundamental também.
    Agora, se até lá o Brasil melhorar seu índice de analfabetismo, de escolaridade, de fertilidade (investir em planejamento familiar, educação sexual), de mortalidade infantil, de qualidade de vida, são outros quinhentos. As olimpíadas seriam a cereja do sandae.

    ResponderExcluir
  4. Longe de mim discordar de você Hermínia, mas como disse, nem o básico é cumprido! Que ao menos isso seja cumprido! Pelo que eu ouvi, Sydney melhorou - e muito, diga-se de passagem - depois das Olimpíadas. Até 2016 vai ter se passado um mandato e meio. Quem diria, há 6 anos atrás, que os EUA teriam um presidente negro e de origens árabes? Nem a Mãe Diná. É esperar pra ver e torcer pra que as coisas realmente mudem, o que é possível, que fique claro.

    ResponderExcluir
  5. Torcer e sonhar com mudanças todos nós sonhamos!!Mas a realidade todos ja sabem.
    Meu lado nacionalista acredita que dessa vez vai dar certo, mas a realidade brasileira joga do lado contrario. O Pan considerado por muitos como bem sucedido, foi um sucesso no senado e outros orgãos públicos... nunca se roubou tanto e tão facilmente.
    Os planos para a copa do mundo e os jogos olimpicos no Brasil me arrepiam até a alma, enquanto Vossas Exelencias choram de alegria.
    Mais uma vez a política do pão e circo se mostra eficaz e perfeita.
    Pior do que isso é só com a Tia Dilma no poder!!

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)