sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ENEM, Porquinhos, Folga, Haddad, Indignação

Se teve um ano bichado pra prestar vestibular esse ano foi – e ainda tá sendo – o de 2009. Tudo começou quando o MEC decidiu – por motivos políticos, que fique claro – “vitaminar” o ENEM transformando-o no “novo vestibular”. A ideia era mudar o método de ingresso nas universidades: uma prova de raciocínio no lugar da antiga decoreba vestibulosa. Pelo visto o ministro Haddad nem olhou provas como as da Fuvest, da Unicamp ou até da nossa UFPR. Provas que prezam pelo raciocínio e não por aquele método de prova cinquentista.

Enfim, foi um corre corre entre os cursinhos – que já tinham cronograma pronto pro ano e tudo mais – pra incluir o ENEM no ano letivo. Eu mesmo tive 3 apostilas e mais de 50 aulas virtuais destinadas a essa prova maldita. Tudo bem, até aí tudo bem. Voltamos das férias conscientes de que teríamos mais aulas quando, de repente, surge essa tal da Gripe do Porquinho – a suína, Influenza A H1N1 – pra simplesmente “comer” 2 semanas inteiras de nossas aulas. Resultado? Eu tive aulas de domingo a domingo por 6 semanas seguidas pra repor as aulas perdidas.

Ontem, dia 1 de Outubro, tive uma notícia que não sei dizer se é ruim ou não, mas que não deixa de ser desrespeitosa. Provas do ENEM foram surrupiadas dos cofres secretos do governo – onde só duas pessoas tinham acesso! – e oferecidas por 500 mil – com uma história muito mal contada, por sinal – ao Estadão, portanto, ENEM cancelado e adiado pra no mínimo uns 40 dias. A notícia é boa porque eu teria aula das 13h às 22h ontem, quinta, e hoje, sexta, de revisão pras provas do fim de semana. Agora vou ter uma semana inteira de férias forçadas, felizmente. A notícia é ruim porque em Novembro, quando eu estiver atolado de provas pra fazer, 200 questões de teste psicotécnico – que é o ENEM – vai ser demais pra minha cabeça.

Deixo esse post de indignação sobre o desrespeito para com os mais de 4 milhões de inscritos no ENEM. Se é intriga da oposição pra derrubar ministério, se é palhaçada do governo, pouco me importa. O que importa é que o MEC inventou essa tristeza e agora é bom que tenha a fineza de desinventar.

5 comentários:

  1. ah..alguém já fez as contas pra saber que em menos de um mês estaremos em temporada de vestibular?
    alguém já pensou na porra da preparação psicológica pra esse novo enem?tava uma pilha de nervos (Y)
    APOIADO COMPANHEIRO ALLAN :D

    ResponderExcluir
  2. ENEM: vitaminado e novidades!!!

    Tem pessoas destinadas a sofrer com as virados do destino... os vestibulandos desse anos são exemplos vivo de que tudo pode piorar!! Mas continuam estudando diariamente para entrar na faculdade desejada...

    ResponderExcluir
  3. Se fosse 1 semana antes a noticia, eu não ficaria muito puto não. Mas 2 dias antes não é facil de engolir.

    Agora eu fico imaginando, se é possivel isso no Enem, um prova nacional, imagina nesses outros vestibulares, agora não acredito mais em nada.

    "Por favor, 2 pessoas para ver se o saco de provas esta lacrado."

    ResponderExcluir
  4. Aqui na minha cidade até teve um protesto de um monte de vestibulandos sobre isso. Umas 300 pessoas se reuniram em uma praça com narizes de palhaço. Sem dúvida é um desrespeito com todos os estudantes. Eu tava uma pilha de nervos pra fazer as provas, tanto que no dia anterior fui pro hospital pq quase desmaiei na rua devida a minha baixíssima pressão e quando chego lá, o médico me vem com a história de que era stress. Um mal-estar totalmente psicológico. Resultado: no dia seguinte quase infartei quando descobri que cancelaram a prova. E o pior foi que prometeram tanto esse ano que eu tô até vendo que ainda vai dar mais alguma coisa errada nessa vida azarada pela qual nós vestibulandos passamos. E o pior é que nem com esse monte de problemas podemos relaxar e mandar os vestibulares àquele lugar.

    ResponderExcluir
  5. Então teremos mais dia 5 e 6 de dezembro no meio de muitas provas para fazer o nosso "querido" ENEM. O que é um peido para quem está entre seus dejetos?

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)