sábado, 10 de outubro de 2009

Eureka!

Afinal, o que é um gênio? Nas palavras dos sábios, "gênio é aquele que entende as coisas mais simples". As grandes descobertas do homem se embasaram em acontecimentos triviais. Isaac Newton teve curiosidade de saber porque uma maçã cai da árvore e a partir disso surgiu a lei que explica porque não estamos, nesse exato momento, flutuando no ar.

Claro que muito sobre esse assunto já foi discutido. Na mitologia chinesa, essa tal gravidade não existia. Flmes de kung fu, como o "clássico" "O Tigre e o Dragão", mostram isso; mas como normalmente não vejo pessoas pulando enormes distâncias por aí, acho que vou acreditar na gravidade (se bem que muitas coisas seriam mais fáceis se pudéssemos voar, mas isso é história para outro texto).
O antigo Arquimedes, descobriu um jeito simples de identificar diferentes substâncias apenas mergulhando esses na água, e assim foi mais reconhecido ainda pelo rei. Um grande gênio do Japão antigo (créditos ao Jamil por esse comentário) o samurai, posteriormente monge, Miyamoto Musashi via que num pequeno e simples corte de poda poderia existir a mais completa perfeição, um corte que poderia ser executado apenas por um sábio, um experiente, um gênio. A tecnologia surge para suprir pequenas necessidades do homem e acaba crescendo demasiadamente, tornando-se essencial no nosso dia-a-dia. A Internet surgiu para facilitar a comunicação e hoje só o que falta são objetos serem materializados da tela do computador.

Os gênios de cada época trabalham em áreas diferentes. Sempre existiram: desde o inventor da roda e o homem que aprendeu a usar o fogo (não quem o "descobriu"), até aquele conhecido excêntrico que entendeu que até uma coisa trivial como o tempo é relativa. Frente a tudo isso, acabamos até pensando que de gênio ninguém mais pode ser chamado, já que tudo que imaginamos já foi descoberto. Mas o gênio não é só aquele que descobre o trivial. É também aquele que encontra no trivial o que ainda não foi descoberto.

Um comentário:

  1. Viva o Dan postando!
    Agora, sobre gênios, dá-lhe Arquimedes e suas infinitas contribuições para nosso mundo; dá-lhe Da Vinci e sua tottipresença nas engenharias, artes, etc.; e, por fim, claro que citarei, dá-lhe Mestre Musashi-sama e sua magnífica percepção que ia de distinguir uma poda excepcional à pegar moscas com o hashi (sim, ele e o Mestre Miyagi).

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)