terça-feira, 20 de outubro de 2009

ENJOEI de Ser Alienada!

A alienação é um assunto muito frequente aqui no blog, mas ainda não foi esgotado. Acho até que nunca será. Em um sentido social, ela se dá pela estranheza da coisa. Marx falava da alienação causada pelo trabalho bestificante, onde o operário não via mais o seu trabalho como algo útil, para si, colhendo os frutos diretos dele. Após a Revolução Industrial, o trabalhador livre vendia essa sua força de trabalho, tornando-se o trabalho somente em si: ele trabalhava para sobreviver, e assim conseguir trabalhar mais no dia seguinte, e assim se manter. O trabalho, para ser mais produtivo, passou a ter uma dinâmica cada vez mais complexa, e exigir cada vez menos criatividade do operário. Não vou me ater a horrenda lógica exploradora do capitalismo (onde quanto mais se trabalha, menos vale esse trabalho). Mas esse foi só o começo de uma alienação em massas. Já existia a alienação da Igreja na Idade Média, uma fuga para os problemas cotidianos, uma efetiva poda cultural, mas muito cruel.

Desde sempre a alienação foi uma realidade (e não uma hipótese) das classes dominantes para se manter no poder sem precisar controlar a população, entorpecida pela alienação. Durante a ditadura militar, o governo , sem ideologia, alienava a população com o futebol, para que não precisasse justificar a sua manutenção no poder.

Max Gonzaga vai mostrar isso de forma simples e direta na música "Classe Média". Apologias desde o movimento CANSEI (manifestação da alienação da classe média alta, que se indigna e protesta somente com os problemas que afetam sua esfera, mas o resto que se dane; eles dizem que querem propor uma reflexão, mas cá entre nós: não é preciso pensar para saber o motivo da brabeza que impulsiona o "movimento") à imparciabilidade da VEJA, são muito bem exploradas pela letra. O clipe é todo feito com marionetes para mostrar o quanto a média da população é facilmente manipulável devido a esse feplorável estado de alienação mental. Fica aí a dica. Segue a letra e aqui o clipe da música.

"Classe Média

Sou classe média,papagaio de todo telejornal
Eu acredito na imparcialidade da revista semanal
Sou classe média,compro roupa e gasolina no cartão
Odeio "coletivos" e vou de carro que comprei a prestação
Só pago impostos, estou sempre no limite do meu cheque especial
Eu viajo pouco, no máximo um pacote cvc tri-anual

Mas eu "tô nem aí" se o traficante é quem manda na favela
Eu não "tô nem aqui" se morre gente ou tem enchente em Itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Mas fico indignado com estado quando sou incomodado pelo pedinte esfomeado que me estende a mão

O pára-brisa ensaboado.
É camelo, biju com bala
E as peripécias do artista malabarista do farol
Mas se o assalto é em moema, o assassinato é no "jardins"
E a filha do executivo é estuprada até o fim
Aí a mídia manifesta a sua opinião regressa de implantar pena de morte, ou reduzir a idade penal
E eu que sou bem informado concordo e faço passeata enquanto aumenta a audiência e a tiragem do jornal

Mas eu "tô nem aí" se o traficante é quem manda na favela
Eu não "tô nem aqui" se morre gente ou tem enchente em Itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Toda tragédia só me importa quando bate em minha porta porque é mais fácil condenar quem já cumpre pena de vida"

4 comentários:

  1. Caloura, fofa, concordo com muito do que você disse... mas lembre-se que a alienação também ocorre de forma inversa! Não é nenhuma apologia ao lado direito da força, mas dê uma analisada no quanto a "alienação" marxista também se opera na contramão! ;)
    E getem, já deu de ver o mundo de forma dualista, não?! Marx já está ha muito superado... Se há um embate de forças na sociedade, o que eu acredito que sim, vai muito além da guerra incessante do operário contra o industrial e seus inumeros desmebramentos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É impossível falar de uma ditadura militar sem ideologia. Aliás, é impossível falar de qualquer coisa, especialmente um governo, sem ideologia.
    Ideologia é representação da realidade. Todos têm e isso não se pode negar.

    PS.: lembra-se de mim??

    ResponderExcluir
  4. Hoje existe a ideologia de não ter ideologia, é a nova moda da classe média, apesar de estar inserido nela, falta credibilidade para condenar a estrutura social, a postura dos políticos, tudo pela comodidade...

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)