quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A Natureza Selvagem

A natureza é a dona do mundo. Nada de presidente dos E.U.A. ou quem tem mais bombas atômicas (presidente dos E.U.A.). Quem manda nessa joça é a mãe natureza. Seja assustando crianças à noite soltando trovões, seja destelhando casas com sopros moderados de 120km/h. As forças do planeta dominam nossas vidas e condicionam nosso modo de viver. Mas também nos proporcionam as mais belas cenas.

A chuva, por exemplo. Atola carros, alaga bairros e cidades inteiras, (infelizmente) mata e joga na rua centenas de pessoas, cria cataratas na UTFPR. Enfim, causa inúmeros danos a nossa sociedade. Porém, quem nunca "lavou a alma" num banho de chuva no verão? Quem não gosta de sentar numa sacada (coberta, por favor) ao lado de uma boa companhia só deixando chover? Já dizia minha mãe, quando chove, o negócio é fazer como os polacos (sem preconceitos!): dexakichova.

Outro exemplo, que muitas vezes vem junto das chuvas: trovoadas. Por incrível que pareça, nosso país é o que mais registra o acontecimento de raios no mundo, sendo Teresina, capital do Piauí a terceira cidade no mundo em matéria de descargas elétricas! Raios, trovões, relâmpagos e cia. são responsáveis por um prejuízo, só no Brasil, de R$1 bi anual, causando 75 mortes em 2006 (fonte). Mas é difícil achar alguém que não se surpreenda ao ver, na distância, imagens como essa. E também, vale dizer, eles, com sua eletricidade, já são fonte de energia em alguns lugares que conseguem captá-los.

Enfim, inúmeros outros exemplos poderiam ser citados para ilustrar essa relação entre destruição e beleza das forças da natureza (vulcões, sua quente força e sua beleza irradiante; o oceano, suas inúmeras imagens belas e seu poder de engolir beira-mares; etc.). Deixo esse texto como meu ode a mãe de nosso planeta e sua influência sobre nós. Só espero que, com isso, ela me poupe de episódios absurdos, como atolar o carro em pleno centro da cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)