domingo, 11 de abril de 2010

Um Pouco de Bom-senso Não Faz Mal a Ninguém

Uma coisa é ideologia, outra coisa é bom-senso. Simples assim. Agora, na faculdade de Direito da federal, com todas as suas segregações partidárias, isso fica mais que evidente. O que eu acabo constatando é que tem gente que não consegue separar ideologia de bom-senso.

Por favor, não entremos num caráter ontológico, deontológico, teleológico marxista do conceito de ideologia - viram só? Mal entrei na faculdade e já aprendi a “falar difícil” -, mas sim no conceito geral, genérico, aqueles que todos conhecem de ideologia, principalmente a sua faceta política. Mas voltando à diferença entre bom-senso e essa coisa chamada ideologia, primeiro constatamos alguns fatos. Tem gente passando fome nas ruas, isso é um fato. Isso tem que mudar, isso é bom-senso. Como mudar é que entra no caráter ideológico. Você pode querer fazer a revolução do proletariado ou deixar a coisa rolar já que o mercado é auto-regulável, vai das suas crenças, escolhas, etc.

É normalmente na falta de distinção entre esses dois verbetes que se pautam os maiores quebra-paus da política. É por isso que existe a diferenciação entre esquerda e direita, por exemplo. Mas às vezes a ideologia se torna tão grande e tão imponente e coercitiva que o bom-senso acaba sendo deixado de lado para que as rixas se sobreponham, e esse é uma das maiores causas da “politicagem”.

Não digo que escolher tomar uma posição e carregar uma bandeira – seja ela partidária ou quem sabe uma corrente teórica - seja imprudente ou coisa do gênero. Não. Aliás, sem os radicais não teríamos os meio-termos que, de acordo com um barbudo grego muito louco, o Aristóteles, é onde reside a virtude, entre os extremos – e obviamente que isso também é ideologia. Mas enfim, às vezes devemos repensar nossas atitudes e começar a criticar nossas críticas pra ver se não estamos caindo nesse ciclo vicioso que me lembra as brigas da 5ª série “bobo é você”. Acho que adderir a isso não é nada mais que bom-senso.

Um comentário:

  1. É muito difícil conversar com alguém doutrinado, seja qual for o extremo dela. Ainda assim, os reaças me dão mais vontade de vomitar.. hahaha
    Gostei do texto Allan, mas devemos pensar também que a neutralidade, ou a falta de posicionamento também são falta total de bom-senso e até mesmo de coragem.

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)