quinta-feira, 8 de abril de 2010

Já Era Tempo

"O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem." (Trava-línguas pra chamar atenção para o texto)

Nada mais transgressor do que declarar que o tempo não é absoluto e, como tudo nesse mundo, é relativo. Aquele papo de "ah, depende" começou a valer pro tempo depois do grande Albert Einstein. Mas mesmo antes dele o tempo era, digamos, inconstante. Pelo menos nas nossas cabeças.

Exemplos temos a dar com o rodo. O que originou a idéia desse texto, que, inclusive veio da cabeça dum maluco da minha faculdade: nas aulas de física, durmo. Não é algo que me orgulhe, mas, enquanto não vejo complicações na matéria tiro aquela pestana esperta. Ao acordar, sempre me parece que uma era passou. Tá, pelo menos que uma hora passou. Poxa vida, eu até chego a sonhar! Mas, para meu espanto, a professora nem terminou de escrever um quadro.

Outro exemplo, clássico esse: o ano e os meses. Baita duma relatividade (que, por sinal, nada tem com a do Albert) perguntar se "o ano tá passando rápido, né?". Isso e jogos. Afinal, quem nunca teve a impressão de terem passados 20 minutos após o fim do tempo regulamentar no futebol? O basquete é meio diferente, pois 4 quartos de 12 minutos (NBA) se passam em mais de duas horas (bem mais, às vezes).

Voltando ao meu exemplo durante as aulas, o que me garante que o tempo 'real' é esse que temos nos relógios e que o Big Ben é o exemplo a ser seguido? Nada tem de diferente o tempo que se passa nos meus sonhos e ilusões desse que cronometramos.

Enfim, me prolongarei num assunto tocado aqui, como já disse em outro texto, assim que me chamarem prum café ou cervejinha. Mesmo assim, impressionante o diálogo entre o tempo e o tempo (olha lá, hein... trava-línguas filosófico com dois tempos) e o tempo que o tempo diz ao tempo que tem.

3 comentários:

  1. Exatamente! Por exemplo, a atendente de telemarketing diz "um minutinho", que dura uma eternidade nas musiquinhas larilarilarilari. Mas, esse mesmo um minutinho passa muito rápido quando seu time está perdendo e o juiz nem dá aquele tempinho a mais

    ResponderExcluir
  2. bley tbm eh culturaa... foi do bley essa neh?

    tava presete na sua soneca.... nem perdeu nada

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ao iniciar a leitura do texto estava imaginando ao final encontrar um referência à musica do cazuza. ;p

    ResponderExcluir

Regras dos comentários para melhor organização do blog:

- Comente de acordo com o tema do post.
- Sem ofensas nos comentários.
- Manifestações (tanto a favor quanto contra) são bem vindas.
- Siga a regra da ABNT nos comentários. (Brincadeira =D)